terça-feira, 27 de setembro de 2011

Kodak - Consolidando a Base

Primeiros anos

Em 1879, Londres era o centro do mundo da fotografia e dos negócios. George Eastman foi para lá para obter a patente de sua máquina de revestimento de chapas. A patente americana foi concedida no ano seguinte.
Em 1880, ele iniciou a fabricação comercial de placas secas. O sucesso de tal empreendimento impressionou tanto o homem de negócios Henry A. Strong, que ele decidiu investir algum dinheiro naquele jovem.
Em 1º de janeiro de 1881, Eastman e Strong formaram uma parceria chamada Eastman Dry Plate Company. No fim daquele mesmo ano, Eastman deixa seu emprego no Rochester Savings Bank para devotar-se em tempo integral à nova empresa e seus negócios. Ao mesmo tempo que administrava todas as atividades da companhia, ele continuava suas pesquisas buscando simplificar a fotografia.
Em 1883, Eastman surpreendeu o mundo dos negócios ao anunciar o filme em rolo com suporte adaptável para quase todas as câmeras com chapa no mercado. Em 1888, com a câmera KODAK, ele sedimentou a base da fotografia acessível a todos.
A câmera KODAK, pré-carregada com filme suficiente para 100 poses, podia ser transportada e operada com facilidade. Seu preço era de US$ 25. Após a exposição, toda a câmera era retornada a Rochester. Lá, o filme era revelado, as cópias eram impressas e um novo filme era inserido – tudo por US$ 10.
Em 1884, a sólida parceria de Eastman e Strong resultou na nova empresa Eastman Dry Plate and Film Company, com 14 acionistas. E, sucessivamente, em 1889, foi formada a Eastman Company.
A partir de 1892, a empresa foi chamada Eastman Kodak Company, quando da formação da Eastman Kodak Company de Nova York. Em 1901, a atual Eastman Kodak Company de Nova Jersey foi fundada de acordo com as leis do estado de Nova Jersey.

Eastman construiu seu empreendimento com base em quatro princípios:


    * produção em massa a baixo custo
    * distribuição internacional
    * extensivas campanhas publicitárias
    * foco no consumidor

Para ele, esses quatros princípios estavam fortemente relacionados. A produção em massa não poderia ser justificada sem uma ampla distribuição. E a distribuição, por sua vez, precisava do suporte de uma forte campanha publicitária. Desde o princípio, ele infundiu na empresa a convicção de que atender às necessidades e aos desejos dos consumidores era o único caminho para o sucesso do empreendimento.

E a seus princípios empresariais básicos, ele incluiu estas políticas:

    * fomentar o crescimento e desenvolvimento através de pesquisas contínuas
    * tratar os funcionários de forma justa e respeitosa
    * reinvestir os lucros na construção e extensão dos negócios

A história da Kodak se fez com base no desenvolvimento desses princípios e políticas.

Produção em massa a baixo custo

Desde o princípio da empresa, Eastman devotou-se a seu ideal: fornecer ferramentas para fotografia ao preço mais baixo possível ao maior número de pessoas. O rápido crescimento dos negócios fez da produção em larga escala uma necessidade. A criação de ferramentas inovadoras para fabricação de filmes possibilitou à nova empresa oferecer mercadorias de alta qualidade a preços que as colocava ao alcance do público em geral.
Em 1896, a câmera KODAK de Nº 100.000 foi fabricada, e uma média de 650 quilômetros de filmes e papéis era fabricada por mês. Naquela época, a câmera de bolso KODAK era vendida a US$ 5. Ainda não satisfeito, Eastman trabalhou no desenvolvimento de uma câmera que operasse com simplicidade e eficiência ao preço de US$ 1. O resultado de seus esforços foi o lançamento, em 1900, da primeira de uma longa série de câmeras populares, a BROWNIE.


Distribuição mundial

Quando Eastman iniciou seus negócios em chapas secas, em 1880, eram muitos os europeus interessados em fotografia, porém limitando-se quase que exclusivamente a profissionais.
Eastman reconheceu o potencial do mercado mundial para os fotógrafos amadores. Depois de apenas cinco anos após a fundação da Eastman Dry Plate and Film Company nos EUA, foi aberto um escritório de vendas em Londres. Nos anos que se seguiram, particularmente após o lançamento da câmera KODAK e dos métodos simplificados de Eastman, a captura de fotos popularizou-se, com centenas de milhares de amadores.
Em 1889, a Eastman Photographic Materials Company, Limited foi criada em Londres, Inglaterra, para operar a distribuição de produtos Kodak fora dos EUA. No início, todos os produtos eram fabricados em Rochester. E não muito depois, a demanda nacional e internacional exigiu novas unidades de produção.
A construção da fábrica em Harrow, Inglaterra, nas proximidades de Londres, foi concluída em 1891. Em 1900, centros de distribuição foram estabelecidos na França, Alemanha, Itália e outros países da Europa. Uma unidade no Japão estava sendo considerada ao mesmo tempo em que a unidade do Canadá era construída, originando a Canadian Kodak Company, Limited.
Hoje, a Kodak estabeleceu suas operações de manufatura na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, e os produtos Kodak estão disponíveis em praticamente todos os países do globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário