segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A primeira fotografia colorida

Os anos de 1800 foram marcados pelos experimentos realizados a fim de colocar mais “vida” nas imagens através das cores. Já existiam pessoas especializadas em colorir fotos pintando-as, mas nenhuma técnica conseguia fixar e nem impedir que as cores enfraquecessem.

A fotografia colorida foi explorada durante o século XIX e os experimentos iniciais em cores não puderam fixar a fotografia nem prevenir a cor de enfraquecimento. Durante a metade deste século as emulsões disponíveis ainda não eram totalmente capazes de serem sensibilizadas pela cor verde ou pela vermelha (total sensibilidade a cor vermelha só foi obtida com êxito total no começo do século XX).

A primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. Para conseguir tal efeito ele fotografou o elemento colorido três vezes usando três filtros de cores fundamentais – vermelho, verde e azul – obtendo, desta forma, três negativos monocromáticos com variações de cinza distintos. Ele ainda converteu os negativos em slides e os projetou um sobre o outro, reproduzindo as cores do elemento original.

 

A primeira fotografia colorida, tirada por James Clerk Maxwell em 1861.


Entretanto existiam algumas complicações. Os principais problemas em utilizar este método eram a impossibilidade de obter fotos em movimento e a grande perda de luz, pois cada filtro só permitia a passagem de 1/3 da luz total. Era um processo complicado mas foi o primeiro passo a caminho do mundo das fotografias coloridas


Louis Arthur Ducos du Hauron

Louis Arthur Ducos du Hauron (8 de dezembro 1837, Langon — 31 de agosto 1920, Agen) foi um francês pioneiro na fotografia colorida, além de ser criador dos princípios fundamentais da cinematografia atual, ao lado de Henry – Desiré Du Mont.

Nos anos que se seguiram ao seu não publicado artigo de 1862, Louis se dedicou a criação de maneiras e práticas de gravação das imagens coloridas utilizando cores aditivas (vermelho, verde e azul) e subtrativas ( ciano, magenta,amarelo ).

Em 1868 ele patenteou alguns de seus métodos e no ano seguinte escreveu Les Couleurs en Photographie. Um de seus primeiros trabalhos com fotografias coloridas foi Landscape of Southern France, tirada através do método subtrativo em 1877.


 Vista de Agen, França em 1877 por Louis Ducos du Hauron



Primeiras fotos coloridas do mundo em autocromo feitas pelos irmãos Lumière



Além do cinema, os irmãos Lumière também inventaram um processo de fotografia colorida, em 1904.

A tecnologia chamava-se 'Autochrome Lumière' e consistia numa técnica artesanal que misturava partículas microscópicas de batata com corantes. O pó da batata era colocado entre dois filmes preto e branco, funcionando como um filtro colorido. Para um processo tão rudimentar, a qualidade é impressionante.

 O autocromo (marca registrada: Autochrome Lumière) foi patenteado em 1903 pelos irmãos Lumière, na França, e comercializado pela primeira vez em 1907.  Permaneceu o principal processo para se obter fotografias a cores durante o início do século XX, especialmente na década de 1930.

Para produzir as primeiras fotos coloridas, os irmãos Lumière usaram grânulos de amido de batata (fécula), tingidos de verde, laranja e violeta sobrepostos a uma imagem fotográfica preto e branco para criar imagens coloridas em placas de vidro, semelhante a slides. A seguir eram cobertos por uma camada de verniz impermeável, que os isolava dos banhos de processamentos. Em seguida, imersos numa emulsão pancromática, que é sensível a todas as cores.

Ao passar pelos grãos, a luz se decompõe e cria o colorido suave que se vê nas fotos produzidas dessa maneira. Cores pastéis, com um ligeiro efeito granulado.


Soldier, woman, baby

O exército francês foi a principal fonte de fotos coloridas no decorrer da Primeira Guerra Mundial.

O primeiro filme colorido moderno, o Kodachrome, foi introduzido em 1935 baseado em três emulsões coloridas. A maioria dos filmes coloridos modernos, exceto o Kodachrome, são baseados na tecnologia desenvolvida pela Agfacolor em 1936.

A fotografia colorida pode formar imagens como uma transparência positiva, planejada para uso em projetor de slides (diapositivos) ou em negativos coloridos, planejado para uso de ampliações coloridas positivas em papel de revestimento especial. O último é atualmente a forma mais comum de filme fotográfico colorido (não digital), devido à introdução do equipamento de foto impressão automático.

 

Foto de 1942 de um carpinteiro trabalhando, é um exemplo histórico das primeiras fotografias coloridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário