segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A obsessão de Degas


Como explicado pelo professor González García, os progressivos avanços técnicos do meio, o barateamento e o lançamento comercial da câmera Kodak, facilitou que muitos pintores se dedicassem à fotografia como amadores, sem deixar a pintura. E a este respeito Edgar Degas foi um pioneiro por causa de sua obsessão com a fotografia.


 

"Auguste Renoir y Stéphane Mallarmé"
39 x 28,5 cms.

Museu de Arte Moderna de Nova York
A fotografia foi tirada na casa de Julie Manet,
em Dezembro de 1895.

A imagem acima mostra dois de seus amigos, nada menos do que o poeta Stephane Mallarmé e o pintor Auguste Renoir, posando juntos para Degas. No espelho, como um fantasma Velazquez, podemos distinguir Degas e sua câmera, além de esposa e filha de Mallarmé. Como explicado pelo poeta Paul Valery, a fotografia precisou de "nove lampiões a óleo ...e um terrível quarto de hora de imobilidade dos protagonistas."






 Em outubro de 1895, Julie Manet escreveu em seu diário: "Sr. Degas só pensa na fotografia. Convidou-nos todos para jantar com ele na próxima semana e irá nos retratar com luz artificial." Na verdade, Degas tornou-se um verdadeiro perfeccionista na hora de tirar uma fotografia, orientando os convidados a adotar esta ou aquela posição ou olhar para a câmera em uma determinada atitude. "Em tempos como este, - explicou uma testemunha dessas sessões - seus amigos sempre se referiam a ele com terror real. Se for convidado para uma noite, você sabe o que esperar: duas horas de obediência militar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário